sábado, 11 de janeiro de 2014

Ligação Química

Os átomos estabelecem ligações entre si usando os eletrões de valência.A ligação química que se estabelece pode ser feita à custa da partilha dos eletrões de valência ou por atração eletrostática entre iões.

O conjunto formado pelos átomos ligados é mais estável do que o conjunto formado pelos mesmos átomos separados. Ao ligarem-se para formar moléculas os átomos adquirem uma configuração eletrónica mais estável.


A notação de Lewis é utilizada na representação das ligações covalentes. Neste tipo de notação os eletrões de valência são representados por pontos, podendo formar-se ligações simples, duplas ou triplas.
As moléculas assim representadas apresentam pares de eletrões de valência ligantes (pares de eletrões que participam na ligação) e pares de eletrões de valência não ligantes (pares de eletrões que não participam na ligação)



LIGAÇÃO COVALENTE POLAR E APOLAR

As ligações covalentes tanto podem ocorrer entre átomos do mesmo elemento químico - apolar,  como entre átomos de elementos diferentes - polar.


LIGAÇÃO IÓNICA
As unidades estruturais das substâncias iónicas são iões. As ligações iónicas ocorrem entre átomos de elementos com tendência para perder eletrões (caso dos metais) e átomos de elementos com tendência para captar eletrões (caso dos não metais) formando-se iões de sinal contrário, que se atraem. 
Os iões dispõem-se de forma ordenada formando redes cristalinas iónicas de iões positivos e  negativos. 



LIGAÇÃO METÁLICA
As ligações metálicas, típicas dos metais, caracterizam-se por um arranjo muito ordenado dos seus átomos. Os eletrões de valência destes átomos têm grande mobilidade, conferindo ao metal uma estrutura de um grande agregado de iões positivos com eletrões livres. De um modo geral os metais são sólidos à temperatura ambiente, a única exceção é a do mercúrio que é líquido à temperatura ambiente.


Sem comentários:

Enviar um comentário