sábado, 29 de março de 2014

Forças

FORÇAS


As forças não se vêm. Apenas se consegue identificar a existência de uma Força, quando esta está a atuar num corpo através dos seus efeitos de alteração do estado de repouso ou de movimento do corpo e da deformação do corpo, tal como estudaste anteriormente.
As forças traduzem interações entre os corpos, ou seja, pode deformá-lo ouvariar o seu estado de movimento ou de repouso. São grandezas vetoriais, por isso representam-se por vetores e a sua unidade é o Newton (N)



Os elementos que caracterizam as forças são:
  • direção (horizontal ou vertical);
  • sentido (da direita para a esquerda, etc);intensidade (newton);
  • ponto de aplicação.

FORÇA RESULTANTE

A força resultante é o resultado da ação de várias forças num certo corpo, ou seja, quando um conjunto de forças actuam num corpo o resultado éapenas uma força: a força resultante.

Resultante de duas forças com a mesma direção e o mesmo sentido:
  • Quando duas forças com a mesma direção e sentido atuam num corpo, a força resultante tem direção e sentido iguais ao das duas forças e aintensidade igual à soma das suas intensidades.







Resultante de duas forças com a mesma direção mas sentidos opostos:

Quando duas forças com a mesma direção mas sentidos opostos atuam num corpo, a força resultante tem direção igual à das duas forças, sentido igual ao da força com maior intensidade e a intensidade igual à diferença das suas intensidades.





Resultante de duas forças com direções diferentes:
  • Quando duas forças com direções diferentes atuam num corpo, a força resultante tem direção e sentido diferentes dos das duas forças (ambos são determinados geometricamente) e a intensidade pode ser descoberta de duas maneiras:
    • através do Teorema de Pitágoras (se o ângulo formado tiver 90º);









    • através da Regra do Paralelogramo (se o ângulo não for de 90º).












Sem comentários:

Enviar um comentário