sábado, 9 de novembro de 2013

Evolução dos Modelos Atómicos

  Durante muito tempo, inventaram vários e diferentes modelos atómicos, sendo que atualmente é o modelo da Nuvem Atómica.

Evolução dos modelos atómicos:

MODELO ATÓMICO DE DALTON 
O cientista John Dalton propôs, no séc. XIX, o primeiro modelo atómico com base nas ideias da altura. O átomo ficou caracterizado como sendo esférico, indivisível e indestrutível.

MODELO ATÓMICO DE THOMSON 
O cientista Joseph Thomson propôs no final do séc. XIX muitas experiências de onde tirou novas conclusões sobre a constituição de um átomo: não era apenas uma esfera indivisível e indestrutível. Esta esfera tinha carga elétrica positiva e no seu interior tinha partículas com carga elétrica negativa (eletrões).


 MODELO ATÓMICO DE RUTHERFORD 
O cientista Ernest Rutherford propôs no início do séc. XX, com base em novos estudos que ele realizou. E com este modelo descobriu-se que a maior parte do átomo era espaço vazio, na região central do átomo (núcleo) concentrava-se toda a sua massa, o núcleo tinha carga positiva e os eletrões giravam em torno do núcleo (como os planetas do Sistema Solar).



MODELO ATÓMICO DE BOHR 
O cientista Niels Bohr já tinha trabalhado com Ernest Rutherford, por isso completou o modelo que este tinha proposto, em 1913. Apenas fez algumas alterações: os eletrões moviam-se em torno do núcleo em órbitas circulares e cada órbita correspondia a uma determinada energia, ou seja, os eletrões com mais energia moviam-se em órbitas mais afastadas do núcleo.
 MODELO DA NUVEM ELETRÓNICA 
Segundo este modelo, a zona central do átomo (núcleo) é constituída por protões (partículas com carga positiva) e neutrões (partículas com carga neutra); à volta do núcleo giram os eletrões (partículas com carga positiva) em órbitas não definidas, ou seja, possuem movimentos aleatórios; a maior parte dos eletrões encontra-se mais próximos do núcleo mas também há alguns mais afastados; o núcleo é muito pequeno comparado com o tamanho da nuvem eletrónica, ou seja, a maior parte do átomo é espaço vazio.