domingo, 2 de dezembro de 2012

Reações Quimicas


Constituição da Matéria
A matéria é constituída por pequenas partículas também conhecido como corpúsculos. Esses são constituídos por átomos (partículas elementares), moléculas (conjunto de átomos ligados entre si) e iões.

Constituição de um átomo
Um átomo é constituído por neutrões (sem carga eléctrica), protões (carga eléctrica positiva) e electrões (carga eléctrica negativa).

nº de protões= nº de electrões

Um átomo é uma partícula neutra


Elementos Químicos e Símbolos Químicos  
Alguns elementos químicos e seus símbolos:
Hidrogénio-H
Oxigénio-O
Carbono-C
Cálcio-Ca
Cloro-Cu

Os Símbolos Químicos escrevem-se da seguinte forma:
-1ª letra é maiúscula;
-2ª letra é minúscula.
  
Os Símbolos Químicos lêem-se letra a letra.


A informação contida numa fórmula química é: 

qualitativa – indica quais os elementos que constituem a molécula; 

quantitativa – o número de átomos de cada elemento que constitui a molécula.


Lei de Lavoisier
A lei de Lavoisier, também conhecida por lei da conservação da massa, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o pai da química moderna. Segundo esta lei, nas reações químicas em sistema fechado, a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes) é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos de reação), ou seja, num sistema químico fechado em reação, a massa total permanece constante.

Esta lei também pode ser enunciada da seguinte forma: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo setransforma".


Numa reação química verifica-se a Lei de Lavoisier (Lei da conservação da massa), ou seja, como os átomos não são criados nem destruídos no decorrer da reação, então o número de átomos de um dado elemento nos reagentes é igual ao número de átomos desse elemento nos produtos.




Separação de misturas


Separação magnética (misturas heterogéneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético. Estes materiais são extraídos pelos ímanes.

Separação por sublimação (misturas heterogéneas)
A sublimação é a passagem directa de sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre uma das substâncias possa sofrer este fenómeno. 

Separação por filtragem (misturas heterogéneas)
Filtragem é quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno. O mais corrente é o filtro de papel. Existem também filtro de areia, argila e carvão.

Decantação (misturas heterogéneas)
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias. Para a obtenção de melhores resultados pode também ser utilizada uma vareta de vidro como material auxiliar .A decantação é muito utilizada para separar líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam.

 Centrifugação (misturas heterogéneas)
Quando numa mistura de sólidos e líquidos, os sólidos possuem uma dimensão muito pequena, não são úteis nem a filtragem nem a decantação. O pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, tornando a filtragem muito lenta mesmo que se produza vácuo por meio de uma bomba no interior do recipiente, para acelerar a filtragem. Por outro lado, a pequena dimensão das partículas faz com que sejam retidas pelo líquido, de modo que podem demorar muito tempo a depositar-se no fundo do recipiente, tornando ineficaz a decantação. Neste caso, introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posição quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o sólido compactado no fundo do tubo. Verte-se o líquido que sobrenada e fica completa a separação.

Cristalização (misturas homogéneas)
Quando se deseja separar um componente sólido de uma solução líquido-sólido, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada. A partir desse momento, o sólido ir-se-á separando em cristais. Pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contacto com o ar. Os cristais húmidos podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa ou por filtragem ou decantação, quando a quantidade de líquido for muito grande.

Destilação (misturas homogéneas)
A destilação é eficaz na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Os líquidos podem ser separados por meio de um destilador. Ferve-se uma solução formada por líquidos num destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, dado que foi o primeiro a entrar em ebulição. Pode utilizar-se eficazmente sempre que os líquidos misturados ou dissolvidos não possuam temperaturas de ebulição muito parecidas. Em caso contrário é preciso utilizar destilações muito mais complexas.